Está adiando a limpeza do closet ou não sabe por onde começar? Se servir como motivação, não se esqueça de que manter a área higienizada contribui para a funcionalidade do dia a dia e ajuda a evitar o acúmulo de poeira e sujeiras, que podem danificar as suas roupas.

Projeto assinado pelo arquiteto Otávio Mendes (Foto: Divulgação)


Segundo a personal organizer Juliana Faria, fundadora da Yru Organizer, antes de definir o cronograma de limpeza do closet ou guarda-roupa, é preciso analisar o tipo de estrutura que você tem em casa: “Os closets abertos, por exemplo, precisam ser limpos a cada dois meses, já que não têm portas. Por outro lado, aqueles que são fechados, podem ser higienizados a cada seis meses”, detalha.


Ademais, a profissional afirma que o processo pode ser realizado nas trocas de estação, para aquelas pessoas que têm o hábito de selecionar as roupas conforme as épocas mudam. Desta maneira, você pratica o desapego e consegue visualizar melhor os itens armazenados.


Observe os materiais

Os closets feitos de madeira devem ser higienizados com um pano levemente úmido, porque esse material tem a capacidade de absorver muita água. “Nessa situação, passe o tecido após torcê-lo bem e não acrescente produtos químicos para tirar todo pó”, diz.

Se você tiver um closet revestido por fórmica ou MDF, Juliana indica a aplicação de uma solução feita com 500 ml de água e três gotas de detergente. “É só colocar o líquido em um borrifador, espirrar e utilizar uma esponja (se houver muita sujeira) ou um paninho de microfibra (para uma limpeza mais leve)”

Em ambos os casos, a especialista recomenda que você comece o processo pelas prateleiras mais altas e siga para as mais baixas. Assim, o pó não vai cair nas superfícies que já foram higienizadas.

Dicas para limpar o closet (Foto: Divulgação)

Qual é o segredo para evitar a umidade no closet?

Quando pensamos em mofo, entendemos que ele podem estar associado a fatores estruturais da residência, como já explicamos nesta matéria. Porém, existem alguns segredinhos para diminuir a sensação de umidade que o mofo pode ocasionar no cômodo em que o closet está.
A home expert Eloise Warmling, parceira da Bettanin,  aponta que ventilação e a entrada de luz natural são aliadas nessa questão. “Por essa razão, é importante deixar as portas do closet abertas por algum tempo durante o dia. Além disso, crie o costume de posicionar um ventilador no centro do espaço por alguns minutos”, frisa.
 

Como neutralizar o odor do closet?

Uma ótima estratégia é investir em sprays aromatizantes de ambiente. Esses aerossóis possuem diversas fragrâncias que dominam o lugar, perfumando e amenizando o cheiro ruim. Outra sugestão é usar produtos neutralizadores de odor, que, em geral, são portáteis e absorvem os odores do ambiente de forma eficiente e prática. 
 

Dicas para limpar o closet (Foto: Divulgação)

Cuidados com as roupas

Para prolongar o aroma agradável no closet ou guarda-roupa, é fundamental se certificar de que as peças que estejam completamente secas antes de guardá-las. Somado a isso, realize a rotina de lavagem adequada das peças com produtos de boa qualidade.
Se você é do time que ama receitas caseiras, vale anotar o truque de Eloise para garantir que as roupas tenham um cheiro gostoso por mais tempo: “Em um borrifador, coloque uma parte de água e uma parte de amaciante da sua preferência, agite bem e borrife a 20 cm de distância das peças. Repita o passo a passo quando perceber que o aroma não está tão intenso”, ensina.

Fonte: https://casavogue.globo.com - Camila Santos | 11 de Novembro