Carregando... Veja nossa Política de Privacidade.



Para vários, separe por vírgula


Compre ou alugue os melhores edifícios e condomínios da cidade e região


Ginásio da Cava do Bosque

Rua Camilo de Matos
Jardim Mosteiro - Ribeirão Preto

Em 1950, durante o governo do prefeito José de Magalhães foram realizados uma série de estudos da área da Cava do Bosque (entre a rua Camilo de Matos e o Bosque Municipal) para a construção de um Ginásio e Campo de Esportes.   
Em 1952, durante o 1.º mandato do prefeito Cel. Condeixa foram executadas as desapropriações dos terrenos e iniciadas as obras de construção do Ginásio de Esportes (atualmente denominado "Gavino Virdes"). O ginásio fora construído para a 17° Edição dos Jogos Abertos do Interior, que naquele ano seria realizado em Ribeirão Preto.
 
    

    
Com a supervisão do engenheiro Nelson Nóbrega, pouco a pouco o Ginásio ia se erguendo, sua abóbada de madeira com seus 56 metros de diâmetro e 27 metros de altura eram, na época, uma maravilha da engenharia, sendo inclusive, notícia em vários países.

    
A solenidade de inauguração oficial do Ginásio, em 13 de outubro de 1952, contou com a presença do então governador Lucas Nogueira Garcez, quando Ribeirão Preto foi sede dos VXII Jogos Abertos do Interior. Naquele mesmo ano o Estande de Tiro foi transferido para uma área próxima ao Hospital Santa Teresa (Tiro de Guerra 39).
   
Ainda naquele ano Ribeirão Preto foi campeã em várias modalidades e ficou em 2° lugar na colocação geral dos Jogos, atrás de Santos. Na época os JAI´s (Jogos Abertos do Interior) eram a maior competição poliesportiva da América do Sul.
   
   
Em 1988 foram realizadas obras de construção, reforma e ampliação na área do Ginásio da Cava do Bosque. O Complexo Esportivo denominado Elba de Padua Lima (Tim), foi inaugurado em 27 de agosto de 1988, e o ginásio recebeu o nome de "Gavino Virdes", radialista esportivo de Ribeirão Preto falecido em 1965. 
   

Depois da reforma do conjunto poliesportivo suas instalações passaram a ser utilizadas para iniciação das escolinhas e também pelas equipes de treinamento de alto nível como os times profissionais de vôlei, basquete, futsal e handbol.

 

Pela Cava passaram grandes atletas como Fernanda Venturini, Fátima (do vôlei), Thales, Abílio Couto, entre outros. O ginásio tornou-se palco de grandes eventos nacionais e internacionais, tais como: encontro de vôlei Brasil x Portugal, Mundialito e Sul Americano de Vôlei, 1° Torneio Brasileiros x Estrangeiros de Basquete, Jogos dos Globettroters, final dos Campeonatos Brasileiro de Vôlei e Basquete, Campeonato Brasileiro de Aeróbica, Estadual de Judô e Natação, Blues Festival, Circo Acrobático Chinês, Holiday on Ice de Patinação, Festival SESC Mobil de Ginástica e Dança, grandes shows com cantores brasileiros como Roberto Carlos, Djavan, Milton Nascimento e Alceu Valença.

 

 

 

Fonte: Secretaria Municipal de Esporte 


Ver Imóveis próximos a esta referência:




Favorito
Comparar