Consultores e Corretores
Cadastrar Imóvel
(016) 2111-8880 (016) 2111-8888
Telefone

O Globo - 20/01/2010


Rio de Janeiro - Para criar um jardim, basta ter um cantinho livre na varanda, na cozinha, na sala de estar ou até na parede. No mercado, há uma série de materiais e utensílios que ajudam a trazer o verde para dentro das residências. Mas cada espaço necessita de um tipo de planta específico. As bromélias de sombra e as lanças de São Jorge são indicados para lugares que recebem pouco sol, por exemplo. E para quem tem uma área maior e quer controlar a umidade do solo, que tal plantar uma árvore?


Segredo está em adequar o jardim à realidade (Foto: Divulgação)

Segredo está em adequar o jardim à realidade (Foto: Divulgação)



Durante 15 dias, a paisagista Ana Iath esclareceu as questões dos leitores sobre plantas, flores e formas de plantio no nosso Tire Suas Dúvidas sobre paisagismo. Veja algumas respostas e clique aqui para ver tudo o que foi perguntado.


Que tipo de planta se adapta a pouco sol e pouca água?

Ana Iath - Esta situação é a mais difícil para as plantas. Mas existem alternativas, pois há algumas que desenvolvem mecanismos próprios para armazenar água. Em geral, as plantas de sombra não precisam ser muito regadas, pois não sofrem com a incidência direta do sol. Você pode usar as seguintes plantas: lança de São Jorge, palmeira rafis, pleomeles e pacova.


Existem espécies de flores indicadas para locais onde bate pouco sol?

Ana Iath - As espécies que tem uma floração significativa necessitam de sol direto. Para locais de pouco sol, você terá apenas espécies de folhagens e de florações pequenas. Uma bonita espécie que se adapta bem a pouco sol é a orquídea, que pode ser encontrada no mercado com diferentes cores e tamanhos.


O que se pode fazer numa casa que tem cachorros no quintal?

Ana Iath - O segredo está em adequar o jardim à realidade. Procure usar sempre plantas de médio e grande porte, como arbustos e árvores, mais difíceis de serem destruídas pelo animal. As pequenas podem ser com espinho. Deixe sempre um lugar para os cães brincarem. Um gramado funciona bem. Ainda em relação aos gramados, procure mantê-los sempre bem cortados e adube com maior freqüência.


Que plantas devem ser usadas para absorver a umidade do solo de forma a reduzir infiltrações em paredes e muros e ao encharcamento em dias de chuva?

Ana Iath - O plantio de árvores é o melhor mecanismo para retirar a água do solo. Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Escolha árvores nativas da região, pois além de atender à sua demanda, trará mais qualidade ambiental à região. Os bambus também cumprem esta função, mas, por se espalharem com muita facilidade, exigem cuidado em seu uso.


Como corrigir o PH do gramado?

Ana Iath - A grama, assim como as demais plantas de um jardim, necessitam de adubação regular para manter sua saúde em dia. No caso dos gramados, você pode adubá-lo duas vezes ao ano, uma no início do verão e outra no inverno. Faça uma cobertura de duas partes de areia para uma de substrato tipo sologreen e acrescente metade de húmus de minhoca. Depois, espalhe sobre a grama, fazendo uma cobertura rala. Esta prática irá manter o seu gramado sempre verde e saudável.


Veja Mais Notícias
Escolha a Piramid mais perto de você.
  • Unidade Centro
  • Unidade Fiúsa
  • Unidade Vargas
  • Unidade Boulevard
  • Belo Horizonte
    (031) 3508-8288
  • Brasília
    (061) 3246-7888
  • Campinas
    (019) 3512-9880
  • Franca
    (031) 3508-8288
  • Ribeirão Preto
    (016) 2111-8888
  • Rio de Janeiro
    (021) 3513-0888
  • São Paulo
    (011) 3508-8890
  • Sertãozinho
    (016) 3513-0888
  • Uberaba
    (034) 3326-9888