Consultores e Corretores
Cadastrar Imóvel
(016) 2111-8880 (016) 2111-8888
Telefone

Depois de 100 anos, um dos cartões postais de Ribeirão Preto está de mudança.



A prefeitura municipal está fazendo a retirada de 128 palmeiras imperiais da av. Jerônimo Gonçalves, uma das vias principais da cidade, e replantando-as no Parque Maurílio Biagi. A obra antienchente para alargar o canal do córrego está gerando polêmica, a retirada das palmeiras mudará um dos principais cenários históricos do município. As palmeiras foram plantadas no início do século XX, durante o processo de urbanização da cidade.

 

Local receberá, em breve, intervenção paisagística, conforme determinação da Prefeita Dárcy Vera. Operação contribui também com obras antienchentes.

 

A Prefeitura de Ribeirão Preto, realizou no domingo, dia 10, a operação de replantio de sete palmeiras imperiais retiradas da Avenida Jerônimo Gonçalves para as avenidas Fábio Barreto e Rotatória Amim Calil. A operação, iniciada em setembro de 2009, está em andamento em função da continuidade das obras antienchentes. Para realização da retirada das palmeiras, a avenida Jerônimo Gonçalves ficou interditada das 6h às 18 horas.

 

Atendendo determinação da prefeita Dárcy Vera, a Rotatória Amim Calil passará, em breve, por intervenção paisagística. Por este motivo o local foi escolhido para receber três das sete palmeiras retiradas (com medidas entre 10 e 25 metros de comprimento e peso de até 15 toneladas cada uma). As outras quatro foram transplantadas na Avenida Fábio Barreto, na obra do Memorial.

 

O trabalho de remoção, realizado pela Leão Engenharia, empresa que venceu a licitação para retirar 50 palmeiras até as proximidades da rua Martinico Prado, ainda removerá 20 destas árvores. A operação deverá se repetir aos domingos até concluir o trabalho, com término previsto para fevereiro.

 

Palmeiras replantadas no Parque Maurílio Biagi – Em 13 de setembro de 2009 foi iniciado o processo de retirada de um total de 13 palmeiras imperiais da Avenida Jerônimo Gonçalves e replantio das mesmas no Parque Maurílio Biagi onde todas se mantém adaptadas e afixadas ao novo solo. A operação de retirada e replantio vem acontecendo por etapas e, normalmente, nos finais de semana, quando o fluxo de veículos é bem menor.

 

Fases do processo de retirada e replantio das palmeiras – A operação do replantio acontece seguindo fases e contando com a participação de um guindaste, uma carreta e uma retroescavadeira. O guindaste prende a Palmeira e em seguida, uma retroescavadeira corta o solo ao seu redor fazendo o formato de um quadrado com as medidas de 2,5m por 2,5m de profundidade. Na seqüência o guindaste arranca a Palmeira tombando-a ao solo (e mantendo raízes e volume). Na fase seguinte, o guindaste levanta a Palmeira por dois pontos de fixação e a coloca na carreta que a transportará até o local de destino, onde já existe uma “cova” preparada com as mesmas dimensões do local de onde foi retirada, o que facilita o replantio da mesma. O grande volume extraído de terra, juntamente com a palmeira cria a estabilidade necessária para que a grande Palmeira se fixe no novo solo, preservando também suas raízes.

 

Presença centenária – As primeiras Palmeiras Imperiais da avenida Jerônimo Gonçalves datam de 1903 e foram plantadas por Max Bartsch, então uma espécie de paisagista contratado pela Prefeitura Municipal e por Cassiano Esteves, funcionário da Prefeitura aposentado em 1957. Ambos foram responsáveis também pelo plantio da vegetação das Praças Carlos Gomes, Praça XV de Novembro, Schmidt e das Bandeiras. Atualmente existem na avenida 128 palmeiras.

 

De origem asiática, a Palmeira Imperial, provavelmente, foi trazida para o Brasil pela família real, com a vinda de D. João VI para o país. Foi aclimatada às condições brasileiras no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e de lá foi espalhada para as demais regiões do país. Também chamada de “palmeira-máter”, é a mais conhecida entre as 26 espécies exóticas do Brasil.

Palmeiras serão removidas por empresa 

Adcione seu comentário logo abaixo das fotos.

Vídeo Extração Palmeiras Imperiais - Clique aqui.

Seta para a direita Fotos Atuais    Seta para a direita Fotos Antigas

Escolha a Piramid mais perto de você.
  • Unidade Centro
  • Unidade Fiúsa
  • Unidade Vargas
  • Unidade Boulevard
  • Belo Horizonte
    (031) 3508-8288
  • Brasília
    (061) 3246-7888
  • Campinas
    (019) 3512-9880
  • Franca
    (031) 3508-8288
  • Ribeirão Preto
    (016) 2111-8888
  • Rio de Janeiro
    (021) 3513-0888
  • São Paulo
    (011) 3508-8890
  • Sertãozinho
    (016) 3513-0888
  • Uberaba
    (034) 3326-9888