Tem um imóvel desocupado e está pensando em vender ou alugar? Com a grande oferta em São Paulo, é necessário se destacar da concorrência.

"O comprador precisa ver o imóvel com cara de casa, não como um espaço abandonado", explica Guilherme Machado, especialista em mercado imobiliário.

Confira abaixo mais dicas que podem ajudar a atrair interessados em seu imóvel.

*
- Não confunda imóvel desocupado com imóvel abandonado. Uma casa precisa parecer habitável, e a primeira impressão pesa muito no processo de venda ou locação.

- Mantenha o imóvel sempre limpo. Faça faxinas periódicas, evite acúmulo de poeira ou qualquer tipo de sujeira. Um imóvel sujo causa péssima primeira impressão.

- Faça pequenas manutenções em defeitos aparentes. Conserte vazamentos, retire mofo das paredes, mantenha a iluminação da casa em perfeito estado. Visitas podem ocorrer à noite e o comprador precisa ser capaz de ver todos os espaços do imóvel.

- Não deixe a casa sem torneiras e chuveiros, ou com a fiação aparente.

- Cuidado redobrado com a pintura do imóvel. "Sempre oriento os clientes que os apartamentos devem parecer hotéis, com uso de cores neutras que agradem a qualquer perfil", afirma Machado

- Não deixe no ambiente objetos que remetam a religião, política ou futebol, nem lembranças pessoais, como porta-retratos. O imóvel precisa estar neutro e agradável.

- Antes da visita de um potencial comprador, vistorie o imóvel. Abra janelas, deixe o ambiente arejado.

- Monte um kit com documentos importantes sobre o imóvel contendo: certidão de nada consta do condomínio e do IPTU e certidão de ônus reais (documento emitido pelo registro de imóveis, informa se há alguma restrição à fruição de propriedade do imóvel, se ele está hipotecado ou penhorado).