Com as mudanças constantes no mercado imobiliário, muitas empresas que locam espaços estão revendo seus contratos. O motivo tem sido a grande oferta de novos edifícios corporativos e a redução de custos que as empresas tem se proposto a fazer.

A busca por novos escritórios mais modernos, com custos reduzidos tem se tornado grande atrativo. Os prédios antigos e menos eficientes se veem deixados de lado e em contrapartida, as administradoras que possuem prédios novos e não querem vê-los vazios conseguem negociar.

Especialistas do mercado preveem que a vacância continuará em alta até 2018, ou seja, é possível que as mudanças de endereços continuem, pois as companhias entendem que em prédios novos é possível agregar todos os funcionários facilitando a comunicação, reduzindo os custos com energia e ar condicionado, além de facilidades nas negociações contratuais.

Garantias locatícias

Do outro lado, a Porto Seguro tem sentido essa movimentação no mercado. “É natural que com essas mudanças de escritórios o mercado se movimente a procura de ofertar o melhor custo benefício, no entanto, é importante ressaltar que usar a garantia locatícia adequada nessa mudança é tão importante, quanto procurar um novo local”, afirma Luiz Henrique, Superintendente de Riscos Financeiros e Capitalização Porto Seguro.

O Porto Seguro Aluguel, por exemplo, garante agilidade, facilidade e segurança para diferentes tipos de empresas, como as que querem alugar um novo imóvel; as que estão mudando as suas instalações ou expandindo seus negócios com novas filiais; as que possuem capital estrangeiro; que não possuem histórico de negociação no país, além de empreendedores pessoa física que pretendem abrir o seu novo negócio e funcionários expatriados que terão seus alugueis subsidiados pela empresa.

Ainda conta com condições diferenciadas para os mais diversos segmentos, como shoppings centers, centros comerciais, proprietários e administradoras de imóveis destinados a finalidade comercial e franquias. Oferece diversas vantagens e benefícios, como: análise diferenciada e prévia para aceitação de empresas de capital aberto; avaliação de crédito único para matriz e filiais; avaliação de crédito da empresa em, no máximo, 48 horas; pagamento facilitado em até 10 vezes e garantia de 12 a 30 vezes o valor do aluguel, de acordo com o valor da locação. Além disso, o crédito da empresa não fica comprometido no mercado, já que não é necessário apresentar depósitos ou garantias reais.

Já o PortoCap Aluguel, um título de capitalização utilizado como solução de garantia locatícia, que permite ao inquilino o retorno do valor de 100% do valor capitalizado ao fim do contrato, além de participações mensais em sorteios e serviços gratuitos, como: reparos elétricos, hidráulicos, chaveiro, entre outros.

Da Redação, original Segs.