Sem considerar a inflação, o recuo foi de 4,8% - a 11ª queda em 12 meses.
Pesquisa não considera os contratos de aluguel já vigentes.

Os preços médios para novos aluguéis tiveram uma queda real de mais de 12% entre abril de 2015 e abril de 2016, segundo o Índice FipeZap de Locação divulgado nesta terça-feira (16). O preço médio anunciado para locação por m² nas 11 cidades pesquisadas em no mês passado foi de R$ 30,86/mês.

Nos últimos 12 meses, a queda dos preços foi de 4,8%. Se considerada a inflação de 9,28% para o período medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a queda real foi de 12,88%.

Entre os locais pesquisados, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Santos e Distrito Federal apresentaram queda nominal dos preços. Já Recife, Campinas, Belo Horizonte, São Bernardo do Campo e Curitiba tiveram queda real (variação dos preços considerando a inflação no mesmo período).

Já na variação mensal, os preços de locação tiveram queda de 0,22% entre março e abril. Foi a 11ª queda nominal de preços nos últimos 12 meses, resultando em um recorde de queda desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 2009.

Contratos já vigentes
A pesquisa não leva em consideração os contratos de aluguel que já estão valendo. Nesses casos, os preços são geralmente ajustados de acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) da FGV, ou outros índices de correção.

O índice então leva em consideração apenas os preços anunciados para novos contratos de alugueis.

Rentabilidade do aluguel
Para donos de imóveis, o rendimento do investimento em abril foi de 4,6%. No mesmo período, a poupança teve rendimento real negativo em 1,3%.

A maior rentabilidade foi verificada em Santos, com 6,4%, seguida por Salvador, com 5,3%