O violeta Very Peri é eleito como a Cor do Ano 2022 pela Pantone. Pantone/CASACOR

Já é tradição: no limiar de um ano para o outro, uma série de estudos de comportamento nos presenteiam com as principais tendências de estilo para o ano que está por vir. Desta vez não é diferente – os especialistas em cores da Pantone acabam de anunciar o tom de violeta Very Peri (PANTONE 17-3938) como a Cor do Ano de 2022.
Sob a premissa de transformação, a empresa declarou que o violeta “anima nosso espírito criativo, curioso e intrigante” e que, dessa forma, “nos ajuda a abraçar uma paisagem alterada abrindo-nos para uma nova visão enquanto reescrevemos nossas vidas”.

Pantone/CASACOR

Como símbolo dos novos tempos, que se seguem após um intenso período de isolamento, a nova Cor do Ano procura refletir os padrões e percepções adquiridos neste período, representados pelo entre o físico e o digital, que nos abre portas para explorar e criar novas possibilidades.
“Com as tendências nos jogos, a crescente popularidade do metaverso e a crescente comunidade artística no espaço digital, a PANTONE 17-3938 Very Peri ilustra a fusão da vida moderna e a forma como as tendências de cores no mundo digital estão se manifestando no mundo físico, e vice-versa”.

Pantone/CASACOR

Uma curiosidade: Very Peri é o primeiro tom da história a ser criado do zero pelo programa educacional de cores da Pantone. Segundo a empresa, essa é mais uma forma de refletir as tendências de inovação e transformação globais que estamos vivenciando.
“Enquanto a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma crítica de comunicação e uma forma de expressar e afetar ideias e emoções e se envolver e se conectar, a complexidade deste novo tom de azul com infusão de violeta vermelho destaca as possibilidades expansivas que estão diante de nós”.

lluminating e Ultimate Gray foram, em 2021, o duo de cores que representou as incertezas do período. Pantone/CASACOR

Em 2021, a Pantone havia elegido dois tons como as cores do ano: Ultimate Gray (PANTONE 17-5104) e Illuminating (PANTONE 13-0647). Em uma época de angústias diante dos desdobramentos da pandemia, a empresa havia surpreendido ao indicar o duo de cores para ajudar as pessoas a fortalecerem-se com energia, clareza e esperança diante das incertezas crescentes.

Fonte: casacor.abril.com.br 
Por Redação Atualizado em 14 dez 2021, 09h57 - Publicado em 9 dez 2021, 10h24