Diabetes é uma doença crônica que acomete muitos cães e gatos, geralmente de meia idade ou idosos, trazendo, quando não tratada, perigos como perda da visão por catarata e até óbito. “Fome e sede excessivas, consequente necessidade de urinar mais e posterior emagrecimento são sintomas típicos desse mal”, afirma a médica-veterinária especializada em nutrição Carla Cattapan, do Hospital Veterinário Sena Madureira

Laís de Moares Antunes, médica-veterinária da Organnact, complementa a explicação: “O distúrbio ocorre quando o organismo não consegue produzir ou utilizar adequadamente a insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue”.



“Cães e gatos apresentam tipos diferentes de diabetes”, aponta o médico-veterinário especializado em nutrição Marcio Antonio Brunetto, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP).

Ele explica que, nos cachorros, manifesta-se o diabetes tipo 1, chamado de insulino-dependente. As causas não são conhecidas, mas acredita-se que, por algum motivo, o animal desenvolve reação imunomediada contra as ilhotas do pâncreas que produzem a insulina. Então, tem-se a destruição de certas céulas desse órgão, o que pode levar à redução da produção da insulina, fazendo o cão manifestar sinais de deficiência como os mencionados acima.

“No caso dos gatos, a doença está muito relacionada ao fato do ganho de peso”, esclarece Marcio. Os felinos costumam desenvolver o diabetes tipo 2, não insulino-dependente. O animal produz a insulina em quantidade suficiente, só que, pelo fato de engordar, produz mediadores do tecido adiposo que vão causar resistência insulínica, fazendo com que o hormônio não consiga desenvolver seus papéis como deveria, o que provoca os sintomas. “Se o gato emagrecer, muitas vezes isso melhora”, aponta o profissional.




Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Vida-de-Bicho/Especiais/noticia/2022/04/os-beneficios-da-alimentacao-natural-para-pets-diabeticos.html
Imagens: 1 - A doença se manifesta de maneira diferente em cães e gatos (Foto: Unsplash/ Jamie Street/ CreativeCommons)
2 - Nos gatos, o diabetes está muito associado ao ganho de peso (Foto: Unsplash/ zhang kaiyv/ CreativeCommons)