Financiamentos imobiliários crescem em Ribeirão Preto

O crescimento foi de 16,7% e nos financiamentos direcionados ao agronegócio, a queda foi de -11,8%

Os financiamentos imobiliários cresceram 16,7% em Ribeirão Preto em abril deste ano na comparação com o mesmo mês de 2014. É o que mostra o Boletim Crédito do Centro de Pesquisa em Economia Regional (Ceper), da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace). Na região, o crescimento foi de 14,7%.

O financiamento imobiliário foi o único que registrou crescimento em todas as regiões pesquisadas. Nos financiamentos direcionados ao agronegócio, o único município que apresentou crescimento foi São José do Rio Preto, com 2,5%. Enquanto isso, Ribeirão Preto foi a cidade que obteve a maior queda, com -11,8%.

Em financiamentos em geral, todas as regiões abordadas pelo Boletim apresentaram taxas negativas de crescimento. As mais expressivas foram do município de Ribeirão Preto, com queda de 12,4% e a sua Região Administrativa (RARP), com um declínio de 12,1%.

Operações de crédito – Ribeirão Preto e região apresentaram saldo negativo de operações de crédito, com -6,6% e -5,1%, respectivamente. No município de São José do Rio Preto, o estoque das operações de crédito, em abril de 2015, cresceu 0,5% comparativamente ao mesmo mês do ano anterior.

Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo regional do País. Sua criação reúne a experiência de diversos pesquisadores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Rudinei Toneto Junior, Sérgio Sakurai, Luciano Nakabashi e André Lucirton Costa, todos da FEA-RP/USP. O Boletim Comércio Exterior tem o apoio do Banco Ribeirão Preto, Imobiliária Fortes Guimarães, São Francisco Clínicas e Construtora e Incorporadora Stéfani Nogueira.

Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição privada sem fins lucrativos criada em 1995 para facilitar o processo de integração entre a FEARP e a comunidade. Oferece cursos de pós-graduação (MBA) e extensão em diversas áreas. Também realiza projetos de pesquisa in company além do levantamento de indicadores econômicos e sociais nacionais regionais.