Sesc recebe a feira 'Magazine Desapego' e Vivacidade será sede da 'Feira Popular de Natal'.

Ribeirão Preto recebe, no próximo sábado (17), duas feiras alternativas ao comércio tradicional para a população fazer compras de natal. A “Magazine Desapego”, no Sesc, é para troca de produtos entre os participantes. Já a “Feira Popular de Natal'', na Vivacidade, é uma mostra de trabalhos de empreendedores locais aberta ao público.



O “Magazine”
O projeto visa incentivar o consumo consciente, semeando valores de sustentabilidade, questionando hábitos e propondo novas relações. A ação promove uma experiência real de trocas – de roupas e acessórios (femininos, masculinos e infantis), objetos de decoração, utensílios domésticos, antiguidades e brinquedos - a partir de uma moeda inventada. Além disso, é uma oportunidade para praticar o desapego e garimpar peças únicas. Também haverá o recolhimento de livros de literatura – ficção e poesia.

Os interessados devem levar desapegos nos horários de recebimento de peças – das 10h30 às 11h30, das 13h30 às 14h30 e das 16h30 às 17h - para pegarem seus créditos e trocá-los por outras peças.

Também haverá o recolhimento de livros de literatura – ficção e poesia. As doações de livros serão encaminhadas a projetos sociais, assim como as peças que restarem no espaço.
A “Feira Popular de Natal”
Pensando em transformar a realidade das compras de produtos industrializados em uma oportunidade de movimentar a economia de produtores da região, a Vivacidade juntamente com o Fórum de Economia Solidária idealizou a Feira Popular de Natal.

Os organizadores pretendem repetir a dose de 2015, reunindo mais de 20 pequenos empreendedores, entre artesãos, artistas, chefs de cozinha, representantes de instituições solidárias e produtores de Ribeirão Preto e região. A proposta cobrar uma taxa de inscrição reduzida para o expositor, destinada a custos de comunicação e apresentações artísticas, sendo que os participantes são responsáveis por montarem sua própria estrutura dentro de um espaço determinado.

A iniciativa traz oportunidade ao público de encontrar presentes diferenciados e usufruir de uma programação de cultura e bem-estar, além de apoiar o comércio local e um modo de produção mais solidário e sustentável.

O evento terá entrada gratuita e acontecerá no dia 17 de dezembro, das 11h às 18h. A sede da ONG Vivacidade, a antiga Cerâmica São Luiz, está localizada na Rua Municipal, 32, ao lado do Supermercado da Via Norte.

Os empreendedores que desejam participar devem demonstrar seu interesse deve clicar aqui para fazer o preenchimento do formulário.