Prata é um dos materiais que costumam estar presentes na decoração de casa. Seja em bandejas, molduras, acessórios de cozinha, esculturas, vasos e demais enfeites, trata-se de algo super resistente e que dá um charme a mais para o lar.

Saiba como limpar itens de prata (Foto: Unsplash)
Saiba como limpar itens de prata (Foto: Unsplash)

Para manter a beleza desses itens por mais tempo, é preciso estar atento e realizar uma manutenção adequada. Afinal, ninguém quer que eles fiquem cheios de manchas! Segundo o João Pedro Lúcio, técnico de Operações da rede de franquias multisserviços Maria Brasileira, o mais importante é não tentar receitas milagrosas que podem acabar danificando sua prataria.

“A internet, hoje, está cheia de receitas para isso. Fuja de tudo que incentiva o uso de misturas com bicarbonato de sódio, água quente, sal... dependendo da qualidade do item, ele poderá escurecer”, explica o especialista. Além disso, conforme a dosagem utilizada, o material poderá ganhar manchas ainda mais difíceis de tirar depois.

Como limpar prata oxidada

Segundo João, o mais eficiente é se manter na regra: usar e abusar de produtos específicos para limpeza de prata, presentes hoje no mercado e com preço acessível. Ele também reforça que a frequência de uso não precisa ser tão grande: uma limpeza pesada pode ser feita uma vez por ano, mantendo apenas a manutenção simples, como retirada do pó, semanalmente.

Além disso, na hora de aplicar o produto, ele recomenda o uso de dois acessórios: esponja e flanela. “A esponja deve ser daquelas azuis, que não riscam o material, e serve para tirar sujeiras mais impregnadas. Já a flanela de microfibra funciona para dar o polimento final”, explica.

E a pasta de dente? Com certeza você já ouviu falar dessa antiga tradição, vinda lá dos nossos avós, sobre utilizá-la na limpeza dos acessórios de prata. Segundo João, o bicarbonato e alguns outros agentes higienizantes presentes na pasta garantiam essa eficiência.

O problema é que, hoje, existe uma variedade muito grande de cremes dentais, e nem todos mantiveram essa mesma fórmula que traz efeito positivo na limpeza da prata. Por isso, melhor evitar!

Fonte: CasaVogue | BRUNA MARTINS | FOTOS: UNSPLASH 29 NOV 2021 - 06H00