Com certeza você já viu e ouviu falar da boa qualidade do acabamento de aço inox e talvez até tenha uma geladeira em casa feita com o material. Queridinho das cozinhas, seu tom moderno e sua durabilidade são os principais pontos para escolher um equipamento do tipo.

Mas você sabia que existe também o evox? Esteticamente parecido, o material vem sendo usado na produção de eletrodomésticos e oferece ainda mais resistência. Confira as diferenças.



Aço inox

O nome aço inoxidável já prenuncia que o material tem propriedades que evitam ferrugem e corrosão com o tempo. Mas quem compra um produto feito com o material nem imagina que ele foi pensado inicialmente para ser usado na fabricação de armas, já que os primeiros revólveres apresentavam um problema: seus canos enferrujavam rapidamente. Assim, o metalúrgico inglês Harry Brearley (1871-1948) criou, em 1912, a liga de inox, composta basicamente por ferro, cromo, níquel e molibdênio.

Na atualidade, além de artigos como eletrodomésticos e eletroportáteis, a matéria-prima é usada também na produção de automóveis e em alguns setores como construção civil e indústria.

Além das propriedades anticorrosão, outros benefícios se somam aos produtos feitos de aço inox, como a resistência a altas temperaturas – por isso é usado na fabricação de geladeiras e micro-ondas –, o apelo visual, a facilidade de limpeza e o baixo custo de manutenção. Sem contar que se trata de um material 100% reciclável

Evox

O material é como uma evolução do aço inox, já que oferece ainda mais proteção contra ferrugem, corrosão e até maresia. Isso porque o evox é composto por mais duas camadas: sobre o aço, estão zinco e uma película impermeabilizante, responsáveis por evitar a entrada de ar e água, além de resquícios de produtos de limpeza na superfície do equipamento. 

No visual, o evox e o aço inox são parecidos. O primeiro é mais escuro que o inox, lembrando um tom de cinza chumbo fosco, enquanto o segundo segue a linha do prateado mais brilhoso. 

Na hora de limpar o produto, segue a máxima para todos os eletrodomésticos: nunca usar produtos com cloro, amoníacos, saponáceos, álcool e afins. Durante a limpeza, a dica é usar água morna, panos macios ou papel toalha. No caso de sujeira mais pesada, o detergente neutro com pano úmido pode ajudar, sem esquecer de sempre secar a superfície em seguida. 

Fonte: revistacasaejardim.globo.com | DA REDAÇÃO CASA E JARDIM