Carregando... Veja nossa Política de Privacidade.

RECUSAR



Para vários, separe por vírgula


Compre ou alugue os melhores edifícios e condomínios da cidade e região

Buscar

Imóveis

Buscar

Código

Buscar

Localidade

Total

Imóveis

Busca de Imóveis

Alugar em Bairros
Comprar em Bairros
Alugar em Condomínios
Comprar em Condomínios

Valor

R$
R$

Dormitórios

Garagem

Cidades

Tipos de Imóvel

Aguardando a escolha da cidade...

Bairro

Aguardando a escolha da cidade...

Busca por Código

Insira seu código logo abaixo e deixe o resto com a gente

Busca de Edifício/Condomínio

Alugar
Comprar

Selecione o Edifício/Condomínio de sua escolha


Centro Universitário Moura Lacerda - Sertãozinho

Avenida Nossa Senhora Aparecida
Jardim Sumaré - Sertãozinho

O Centro Universitário Moura Lacerda teve sua origem em 1923, quando nasceu a Escola de Commercio Rui Barbosa em Ribeirão Preto, criada com o objetivo, na época, de ser uma escola que formasse pessoas capazes de enfrentar a realidade do comércio local. Em 1º de julho de 1923, passa a denominar-se Instituto Commercial de Ribeirão Preto.

Em 23 de maio de 1923, o Professor Oscar de Moura Lacerda começou a lecionar na Escola de Commercio Rui Barbosa, que pertencia ao Instituto Commercial de Ribeirão Preto.

No dia 9 de abril de 1927, Oscar de Moura Lacerda, que já era integrante do corpo docente e funcionário da Escola de Commercio Rui Barbosa, desde a sua fundação, assumiu a direção da mesma, tornando-se seu proprietário no dia 8 de janeiro de 1928. Foi nessa época que a escola saiu da Rua Amador Bueno, onde havia sido fundada, para as instalações da Rua Barão do Amazonas, onde ficou até 1929, quando foi para a Rua Duque de Caxias.

Em 1º de maio de 1932, com a criação do "Curso Superior de Administração e Finanças", o Instituto Commercial de Ribeirão Preto, antigo proprietário da Escola de Commercio Rui Barbosa, passou a denominar-se Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto, tornando-se a segunda faculdade a ter este curso, de "Ciências Econômicas", no país, e a primeira do Estado de São Paulo.

Em 1935, o Dr. Oscar de Moura Lacerda funda o Ginásio Ribeirão Preto, que em 1937, com o curso colegial, denominou-se Colégio Moura Lacerda.

Em 1967, com auxílio do Dr. Moura Lacerda, nasceu o Instituto Politécnico de Ribeirão Preto, e em 1968, a Faculdade de Engenharia Civil.

Em 1970, o Dr. Oscar criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e a Faculdade de Ciências Econômicas, solidificando a Instituição Moura Lacerda, que conta atualmente também com o Centro Universitário Moura Lacerda.

Em 1972, a já denominada Instituição Moura Lacerda, transferiu a sua sede para o prédio da Rua Padre Euclides. Na mesma época iniciou a ampliação de suas instalações com as edificações da "Unidade II - Campus Ribeirão Preto", que tinha seu projeto arquitetônico desenvolvido por Oscar Niemeyer.

Em 1978, a Instituição Moura Lacerda tornou-se proprietária da Faculdade de Educação Física de Jaboticabal, e inaugurou naquela cidade o seu Curso de Educação Física, fundando assim a "Unidade III - Campus Jaboticabal".

O Dr. Oscar de Moura Lacerda veio a falecer em 23 de fevereiro de 1979.

Em 1981, surge o curso de Arquitetura e Urbanismo, do Moura Lacerda, que teve a honra de poder contat com a orientação e participação do maior expoente da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer, na elaboração de sua primeira grade curricular.

Em 1992, num Processo de Reconhecimento para transformação em Universidade, foi instalado o Regime de Transição, que criou oficialmente as Unidades Escolares da Instituição Moura Lacerda.

Em 1997, todo o trabalho de décadas foi reconhecido com o Decreto Presidencial que credenciou o Centro Universitário Moura Lacerda.

Em 2004, através da Portaria 1879, de 28/06/2004, publicada no D.O.U. de 29/06/2004, foi recredenciado pelo prazo de 10 anos o Centro Universitário Moura Lacerda, convalidando mais uma vez as ações desta Instituição em prol da educação do ensino nacional. Nesse mesmo ano, foi reconhecido o Programa de Educação - Mestrado pelo Conselho Nacional de Educação, por meio do Parecer CNE/CSE n° 314/2004. Durante sua existência, a Instituição vem servindo às comunidades nas quais está inserida, formando profissionais atuantes.

Em 2008, o Centro Universitário Moura Lacerda iniciou suas atividades em Sertãozinho, sendo criado sua IV Unidade.

 Unidades do Moura Lacerda

Unidade I - Sede Ribeirão Preto: Rua Padre Euclides, 995, Campos Elíseos, CEP: 14085-420, Ribeirão Preto-SP.

  • O edifício sede do Centro Universitário Moura Lacerda ocupa uma área de 23.000m2, com 100 salas de aula, laboratórios de apoio para as várias áreas de conhecimento, além de 4 laboratórios de informática. Possui ainda núcleos de Atendimento Comunitário e o Auditório "Ilka de Moura Lacerda", com capacidade para 200 lugares, devidamente provido de equipamentos para vídeo conferência e demais recursos audiovisuais. Além de toda a infra-estrutura técnico-administrativa necessária e área de convivência apropriada ao corpo discente do Centro Universitário. Ocupando uma área de 1270 m2, com acervo de 80.000 exemplares e 52.000 títulos, contando com 25.000 periódicos,a Biblioteca encontra-se totalmente informatizada, disponibilizando terminais para consulta ao acervo, consulta via Internet e para biblioteca eletrônica, além de convênio com o sistema Comut e Ibict. Nesse espaço, alunos e professores contam com salas de estudos em grupo e individuais, salas de leituras, guarda-volumes, sala de exposição, videoteca, hemeroteca, mapamoteca, teses, dissertações, monografias, catálogos, guias, unidade de cópias com auto-serviço, sistema de empréstimo e assistência ao usuário, entre outros serviços. A Unidade I possui, ainda, os laboratórios de Rádio, TV e Fotografia, totalmente equipados com tecnologia digital, que atendem a vários cursos de graduação e também possibilitam a realização de produções para os cursos de Ensino à Distância e para comunicação interna. Nesta unidade funcionam também a Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Pesquisa e Pós-Graduação, Núcleo de Publicidade e Propaganda, Núcleo de Práticas Jurídicas, Núcleo de Pesquisas Econômicas e Núcleo de Atendimento Psicopedagógico.

Unidade II - Campus Ribeirão Preto: Av. Dr. Oscar de Moura Lacerda, 1520, CEP: 14076-510, Ribeirão Preto-SP.

  • O Campus do Centro Universitário Moura Lacerda ocupa uma área total de 1.120.000 m2, sendo 60.000 m2 de área esportiva e 45.000m2 de área construída, com 66 salas de aula, 20 laboratórios de apoio para os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Arquitetura, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Educação Física, Artes Plásticas e Moda, 03 laboratórios de informática, 03 núcleos de atendimento comunitário, amplas áreas de convivência, 02 bibliotecas setoriais, 01 Hospital Veterinário, 01 Estação Meteorológica, além de áreas destinadas à cultura e experimentação agrícola, utilizadas pelo curso de Agronomia. É importante destacar a ampla área desportiva contendo 8 quadras de tênis, 4 piscinas, sendo uma delas olímpica (50mX25m) e a outra semi-olímpica (25mX12,5m), 4 quadras poliesportivas, sendo 2 cobertas e 2 descobertas, campo de futebol e 1 pista de atletismo.

Unidade III - Campus Jaboticabal: Av. Amador Zardim, 55, CEP: 14870-000, Jaboticabal-SP.

  • O Campus Jaboticabal, do Centro Universitário Moura Lacerda, ocupa uma área total de 21.000 m2, com 2500 m2 de área construída e 9500 m2 de área esportiva, com 20 salas de aula, 02 laboratórios de informática e 05 laboratórios de apoio para os cursos de Administração e Educação Física, além de 01 auditório, com capacidade de 150 lugares. Conta também com áreas de convivência e biblioteca setorial. A área desportiva conta com 1 quadra poliesportiva coberta, 2 quadras poliesportivas descobertas, salas de ginástica - inclusive de ginástica olímpica, 1 campo de futebol, 2 piscinas e completa área de atletismo, incluindo: pista de condicionamento, pista de arremesso de disco e martelo, pista de arremesso de peso, pista de salto em altura e pista de salto em distância e triplo.

Unidade IV - Sertãozinho: Avenida Nossa Senhora Aparecida, 2685, CEP: 14170-580, Sertãozinho-SP.

  • O Centro Universitário, com 85 anos de tradição, formando profissionais de sucesso, iniciou suas atividades em Sertãozinho a partir de agosto de 2008, oferecendo cursos de atualização profissional de curta duração, para suprir as necessidades dos setores produtivo e corporativo das empresas.

 Cronologia Histórica

  • 1923 - Criação da Escola de Commercio Rui Barbosa
  • 1º de julho de 1923 - Criação do Instituto Commercial de Ribeirão Preto
  • 23 de maio de 1923 - O Professor Oscar de Moura Lacerda começa a lecionar na Escola de Commercio Rui Barbosa
  • 9 de Abril de 1927 - O Professor Oscar de Moura Lacerda assume como diretor da Escola de Commercio Rui Barbosa
  • 8 de janeiro de 1928 - O Professor Oscar de Moura Lacerda torna-se proprietário da Escola de Commercio Rui Barbosa
  • 1928 - Mudança da sede da Rua Amador Bueno para Rua Barão do Amazonas
  • 1929 - Mudança da sede da Rua Barão do Amazonas para Rua Duque de Caxias.
  • 1º de maio de 1932 - Com Criação do "Curso Superior de Administração e Finanças", surge então a Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto
  • 1935 - Criação do Ginásio Ribeirão Preto
  • 1937 - Criação do Colégio Moura Lacerda
  • 1967 - Criação do Instituto Politécnico de Ribeirão Preto
  • 1968 - Criação da Faculdade de Engenharia Civil
  • 1970 - Criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • 1972 - Mudança da sede da Rua Duque de Caxias para Rua Padre Euclides
  • 1978 - Criação da Faculdade de Educação Física em Jaboticabal
  • 1981 - Criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto.
  • 1992 - Instalado o Regime de Transição, que criou as Unidades Escolares da Instituição Moura Lacerda.
  • 1997 - Decreto Presidencial que credenciou o Centro Universitário Moura Lacerda.
  • 2004 - Recredenciado pelo prazo de 10 anos do Centro Universitário Moura Lacerda, através da Portaria 1879, de 28/06/2004, publicada no D.O.U. de 29/06/2004
  • 2004 - Nesse mesmo ano, foi reconhecido o Programa de Educação - Mestrado pelo Conselho Nacional de Educação, por meio do Parecer CNE/CSE n° 314/2004.
  • 2008 - Criação da Unidade IV em Sertãozinho

 Cursos

A Instituição Moura Lacerda mantém, atualmente:

Centro Universitário Moura Lacerda:

  • Administração,
  • Agronomia,
  • Arquitetura e Urbanismo,
  • Artes,
  • Ciência da Computação,
  • Ciências Contábeis,
  • Ciências Econômicas,
  • Direito,
  • Educação Física (Bacharelado/Licenciatura),
  • Engenharia Civil,
  • Engenharia de Produção,
  • Engenharia Eletrônica,
  • Filosofia,
  • Letras,
  • Matemática,
  • Medicina Veterinária,
  • Moda,
  • Pedagogia,
  • Publicidade e Propaganda,
  • Relações Internacionais,
  • Turismo.

- 11 cursos seqüenciais;

- 3 cursos tecnológicos.

- 25 cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização), sendo que 9 deles estão em andamento.

- 1 curso de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado).

- Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários: oferece vários cursos de extensão e aperfeiçoamento, além de uma Coordenadoria de Assuntos Comunitários extremamente atuante, realizando eventos focados na responsabilidade social.

Colégio Moura Lacerda, instalado em cada uma de suas unidades do Ensino Superior:

  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Curso de Educação Profissional Técnico em Eletrônica;
  • Curso de Educação Profissional Técnico em Química.
  • Curso de Educação Profissional Pós- Técnico em Eletrônica de Controle e Automação

Origem: Wikipédia


Ver Imóveis próximos a esta referência: