Os nomes das 40 marcas mais lembradas do comércio, indústria e prestação de serviços foram revelados na noite da última quinta-feira, 7 de maio, durante a 13ª edição da pesquisa “Top of Mind”. O evento é organizado pelo jornal Tribuna, revista “Recall” e Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). Este é o único levantamento de ‘lembrança de marca’ realizado na cidade baseado em pesquisa científica e, não por acaso, recebe o apoio da ACIRP, desde a sua primeira edição. Os resultados são revelados por meio de uma pesquisa encomendada pelo Tribuna e a “Recall” e coordenada pelo sociólogo José Refúgio Ramírez Funes. Neste ano, foram ouvidos, de 6 a 9 de março, 400 moradores de Ribeirão Preto, com idade acima de 15 anos, de ambos os sexos e das classes A, B e C. Por essa amostragem, a margem de erro ficou em 5%. Além das marcas mais lembradas a solenidade contou com uma homenagem feita pela ACIRP para cinco empresas que se destacaram no último ano. Elas receberam um certificado das mãos do presidente da entidade, Antônio Carlos Maçonetto. As empresas homenageadas foram: Cedro (Boticário), TDI Braz, Maquepizza, Contábil São Pedro e Bono Gusto. “É com muita satisfação que homenageamos estas empresas que colaboram para o crescimento da economia de Ribeirão Preto e nos ajudam a garantir o fortalecimento da nossa cidade”, afirmou Maçonetto. Os participantes assistiram ainda a uma palestra do escritor e professor Jamil Albuquerque, com o tema “Liderança de alto desempenho”. Ele é presidente da Escola de Negócios MÁSTER MIND, professor convidado da Universidade da Califórnia e observador con vidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para geração de emprego e trabalho digno. A palestra contemplou três dimensões da vida empresarial: liderança, legado (marca) e empreendedorismo. No final de junho, as empresas organizadoras vão editar uma revista, que será encartada no jornal Tribuna, com todos os resultados e detalhes da premiação.
 |
|
Top Of Mind Tribuna&Recall 2015 - Metodologia
O Grupo Tribuna de Ribeirão/Revista Recall realizou a pesquisa Top ofMind - em sua 13ª edição - para a cidade de Ribeirão Preto realizada sob a coordenação do sociólogo José Refugio Ramírez Funes, com o objetivo de revelar as marcas mais lembradas no ano de 2015.
A pesquisa foi desenvolvida por amostragem tomada a partir de 400 moradores de Ribeirão Preto, aos quais foi aplicado questionário estruturado por entrevistas diretas face-a-face num mix domiciliares e por intercepção, no período de 06 a 09 de março de 2015.
A metodologia aplicada segue a mesma das versões anteriores, onde é contemplada toda a estrutura da cidade, pessoas de 15 anos em diante de ambos os sexos, das classes ABC. O intervalo de confiança é de 95%, considerado maior quando se trata dos subgrupos, e a margem de erro, parâmetro de potencial, é de 5,00%, +/-. Fontes: IBGE, SEADE, Secretaria de Planejamento.
A amostra obtida no levantamento é a seguinte. Sexo: 50,00% dos entrevistados são do sexo feminino e 50,00% do sexo masculino. Idade: 25,00% têm entre 15 e 25 anos, 40,00% entre 26 e 45 e 35,00% estão na faixa acima de 45. Escolaridade: 21,25% possuem Ensino Fundamental, 54,50% Ensino Médio e 24,25% Nível Superior. Renda Familiar: 15,75% têm renda familiar entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00; 40,25% entre R$ 1.501 e R$ 2.000,00; 25,25% entre R$ 2.001,00 e R$ 3.000,00; e, 18,75% acima de R$ 3.000,00.
Todas as perguntas são abertas e foram pesquisados diversos segmentos de todas as modalidades relativas ao comércio, indústria, serviço e economia. Para obtenção da marca vencedora foi tomado o conjunto de respostas válidas, transformado em 100%.
É vencedora a marca que computa o maior número de citações das lembranças dos entrevistados, que, como em competição, ganha quem chega ao topo. No caso de duas marcas estarem com a mesma quantidade de freqüências é considerado empate.
Este relatório contém as primeiras marcas dentro de cada segmento aferido e os resultados são apresentados em tabelas. |
|